Transplante capilar transfere os cabelos da parte de trás da cabeça para região calva ajudando a reduzir a careca. Utilizando a técnica FUE, que realiza a extração da unidade folicular, o médico realiza incisões de apenas um mílimetro de diâmetro, o que evita a formação de cicatriz visível e a aparência artificial similar ao “cabelo de boneca”.

A técnica FUE, do inglês, folicular unit extraction, é realizada com anestesia local e sedação. Dependendo do tamanho da área calva podem ser necessárias mais de uma sessão cirúrgica com intervalo de no mínimo quatro meses, podendo levar até dois anos para realizar a cobertura completa. Por sessão são transplantadas cerca de 800 unidades foliculares, sendo necessários em média dois mil enxertos. Por unidade folicular entende-se um conjunto que contém de um a quatro fios, músculo piloeretor e glândula sebácea. O médico extrai um a um os enxertos da parte doadora, geralmente a região traseira ou as laterais da cabeça.

O material é posteriormente analisado e selecionado pela equipe quanto a sua integridade e inclinação. O folículo precisa estar completo, caso contrário não voltará a crescer e a inclinação precisa ser obedecida para preservar o aspecto homogêneo. Demais fatores tais como a cor do cabelo, textura e ondulação também podem afetar o resultado estético. O médico realiza novas incisões na área calva e implante os folículos selecionados.

O transplante capilar FUE leva de cinco a sete horas e permite o retorno às atividades no mesmo dia com poucas restrições. A técnica FUE possibilita reduzido tempo de recuperação quando comparada a métodos anteriores. O paciente pode ir para casa e voltar à rotina assim que recuperar a consciência e estiver com os sinais vitais estabilizados. Você deverá retornar ao consultório para remover os pontos em cerca de uma semana.

Após a finalização da sessão, o couro cabeludo irá ser limpo e coberto com gaze. Pode ser necessário usar bandagem de compressão por um dia ou dois. consulte seu médico sobre cuidados na hora de lavar o cabelo, medicações para dor, restrições quanto a esforço físico e demais limitações. O cabelo “novo” cai dentro de seis semanas após a cirurgia. Lembre-se de que esta condição é normal e, quase sempre, temporária. Após a queda de cabelo, serão necessárias mais cinco ou seis semanas até que o cabelo volte a crescer.

Todos os procedimentos cirúrgicos oferecidos por médicos da Clínica Leger são realizados em ambiente hospitalar. É obrigatório o comparecimento à Clínica para avaliação antes do agendamento da cirurgia. Durante a consulta o médico estará a disposição para ouvir as queixas e tirar todas as dúvidas. Na ocasião serão avaliados o aspecto físico e o histórico clínico do paciente para indicar ou não o transplante capilar. Se for recomendada, o médico definirá o preço do implante do cabelo, do contrário, poderão ser indicadas alternativas.