O que é lipoescultura?

Lipoescultura é a aplicação de gordura para criação de volume e modelação do contorno facial ou corporal. A realização deste procedimento depende da disponibilidade de gordura e do volume necessário.

Como é realizada a cirurgia plástica de lipoescultura?

O processo consiste em lipoaspiração por cânula seguida de purificação com a retirada do sangue e do anestésico para posterior reintrodução da gordura no corpo. A cirurgia pode durar entre uma e cinco horas dependendo das dimensões da área a ser aspirada e da região a ser preenchida. O tipo de anestesia varia conforme a extensão da cirurgia.

Quais são indicações para a cirurgia de lipoescultura?

A lipoescultura deve ser realizada em hospital com internação de no mínimo 12 horas por médico especialista em cirurgia plástica. O volume pode ser aspirado e reintroduzido em diferentes partes do corpo como abdômen, coxas, nádegas, pescoço, porção posterior dos braços, sulcos faciais, entre outros. Durante o pós-operatório o paciente deve usar uma cinta elástica por cerca de um más para evitar a flacidez da pele.

Qual o tempo de recuperação após a cirurgia plástica de lipoescultura?

Os pontos podem ser retirados entre 7 e 14 dias, deixando cicatrizes de quatro milímetros, em média. Assim que não houver mais desconforto é possível retomar as atividades de rotina. Esse período pode variar entre dois e dez dias para tarefas que não envolvam esforço e entre 20 e 45 dias para exercícios físicos.

Quais cuidados devo ter ao realizar a lipoescultura?

Edemas (inchaço) e equimoses (manchas roxas) são comuns e desaparecem naturalmente. O novo contorno corporal pode ser percebido entre quatro meses e meio ano. Este não é um procedimento definitivo. Parte da gordura redistribuída será absorvida parcial ou totalmente pelo organismo assim como qualquer composto natural.

O que preciso saber antes de realizar uma cirurgia plástica de Lipoescultura?

A consulta presencial com o médico é obrigatória antes da realização da lipoescultura. Serão avaliados o aspecto físico e o histórico clínico do paciente para saber se este é o tratamento mais indicado para modelação corporal. É fundamental que sejam esclarecidas todas as dúvidas, bem como as limitações e possíveis complicações do procedimento, para reduzir o risco de frustração. Aproveite também para questionar o seu médico sobre as medicações, exames e outros cuidados necessários antes da cirurgia, assim como as precauções para uma recuperação mais rápida e sem complicações. Lembre-se que a conduta do paciente também é fundamental para maior aproximação da aparência desejada.