O que é lifting facial?

O procedimento lifting facial é uma cirurgia plástica para tratamento com o propósito de reduzir o impacto de rugas e flacidez da pele. O procedimento é indicado para pacientes com mais de 50 anos que nunca realizaram tratamento facial.

A cirurgia é realizada com anestesia geral com uma incisão que parte do contorno da orelha e segue pelo limite do couro cabeludo. O corte permite tracionar a pele para suavizar as rugas, retirar o excesso de tecido e as porções de gordura que favorecem a flacidez, bem como promover uma melhor organização muscular.

Tratamentos de prevenção do envelhecimento devem ser iniciados aos 30 anos com cosméticos e procedimentos não invasivos para reduzir a possibilidade de cirurgia. Equipamentos de radiofrequência e ultrassom microfocado estão entre as opções que não requerem afastamento das atividades. O uso de laser CO2 fracionado ou Fio Silhouette podem ser adotados em caso de flacidez e rugas mais pronunciadas dentro da variedade de tratamentos minimamente invasivos com reduzido tempo de recuperação quando comparados ao lifting facial cirúrgico.

A plástica para rejuvenescimento do rosto pode estender-se até o pescoço, contribuindo para amenizar também o aspecto envelhecido desta região. Se houver necessidade é possível ainda realizar a retirada do excesso de gordura abaixo do queixo, conhecido por formar a “papada”. O lifting do terço inferior corrige os sinais de envelhecimento do pescoço e da linha da mandíbula, enquanto o lifting facial do terço médio age nas maçãs do rosto e no sulco nasogeniano, o bigode chinês.

O lifting facial cirúrgico requer repouso de no mínimo duas semanas. A formação de inchaço e equimose é normal e tende a desaparecer no primeiro mês, quando será possível perceber a aparência final.

A consulta presencial com o médico é obrigatória antes da realização do lifting facial. Serão avaliados o aspecto físico e o histórico clínico do paciente para saber se este é o tratamento mais indicado para rejuvenescimento. É fundamental que sejam esclarecidas todas as dúvidas, bem como as limitações e possíveis complicações do procedimento, para reduzir o risco de frustração. Aproveite também para questionar o seu médico sobre as medicações, exames e outros cuidados necessários antes da cirurgia, assim como detalhes sobre o período de recuperação, incluindo precauções na retomada da rotina, métodos adequados de higienização do curativo e a possibilidade de drenagem linfática pra redução do inchaço. Lembre-se que a conduta do paciente também é fundamental para maior aproximação da aparência desejada.