Implante de silicone na panturrilha ajuda na criação de volume e obtenção de um contorno harmônico da perna. A prótese contribui para a aparência de um músculo desenvolvido quando há dificuldade de fortalecimento somente com exercícios, quando o paciente deseja melhorar a proporção entre a coxa e quadril, ou quando há assimetria das panturrilhas, seja por sequelas de poliomielite, acidente ou qualquer outra razão.

O procedimento é realizado com anestesia peridural, que permite que o paciente permaneça acordado, mas elimina a sensibilidade da cintura para baixo. A incisão é realizada na dobra do joelho para que a cicatriz seja a mais discreta possível. O implante pode ser inserido abaixo ou acima do músculo, conforme decisão do médico após avaliação presencial do paciente. Podem ser utilizados até dois implantes em cada panturrilha. O corte é fechado e o paciente é removido para sala de recuperação. Em alguns casos pode haver necessidade de internação por 24 horas para observação.

A musculatura deve ficar em repouso por quatro ou cinco dias e a retomada das atividades acontece em cerca de uma semana. Uma meia elástica deverá ser utilizada por algumas semanas para ajudar na diminuição do inchaço e sustentação da prótese até a completa cicatrização. Exercícios físicos só poderão ser realizados após um mês da cirurgia.

Todos os procedimentos cirúrgicos oferecidos por médicos da Clínica Leger são realizados em ambiente hospitalar. É obrigatório o comparecimento à Clínica para avaliação antes do agendamento da cirurgia. Serão considerados o aspecto físico e o histórico clínico do paciente para saber se o implante de panturrilha pode ser realizado. É fundamental que sejam esclarecidas todas as dúvidas, bem como as limitações e possíveis complicações do procedimento, para reduzir o risco de frustração. Aproveite também para questionar o seu médico sobre as medicações, exames e outros cuidados necessários antes da cirurgia, assim como detalhes sobre o período de recuperação, incluindo o uso de medicações, utilização de drenos e outros cuidados. Lembre-se que a conduta do paciente é fundamental para maior aproximação da aparência desejada bem como para evitar complicações no pós-cirúrgico.